20 outubro 2010

Aula 020 - Curso Básico de Modos Gregos para Guitarra - A "penta" Lídio

Pentatônica Maior com 4ª Aum. e 7ª Maior


E aí pessoal, nesta edição vamos abordar os 5 (cinco) desenhos da Pentatônica Maior com 4ª Aumentada e 7ª Maior, encontrada no Modo Lídio da tonalidade de Sol Maior.

Façamos uma análise das notas que compõem a Pentatônica de C4#_7M:

Primeramente peguemos a escala de C Lídio, que é composta pelas mesmas notas da escala de Sol Maior, porém a partir de seu 4º Grau/Nota:

Dó Maior Lídio
Dó (T) - Ré (2ª) - Mi(3ª) - Fá#(4ª) - Sol(5ª) - Lá(6ª) - Si(7ª)

Ao retirarmos a 2ª e 6ª teremos a Pentatônica de Dó Maior com 4ª Aumentada e 7ª Maior (Penta C4#_7M), que a rigor é a Penta Lídio, vejamos:

Pentatônica C4#_7M
Dó (T) - Mi(3ª) - Fá#(4ª) - Sol(5ª) - Si(7ª)

Por que ela se chama Pentatônica Maior com 4ª aum. e 7ª Maior? Simples: isto ocorre porque a terça (Mi) é um intervalo de 3ª Maior em relação à tônica. O mesmo ocorre com o Fá#, 4 Aumentada, e também o Si, que faz um intervalo de 7ª Maior em relação à tônica.

Veja o vídeo de exemplo abaixo:



Você quer todos os exemplos acima em partitura e tablatura?



Adquira o meu eBook MODOS GREGOS GUITARRA: Desvendando Seus Segregos - Vol. I, nele você encontra todos os exemplos aqui demonstrados além de outros exclusivos.

Um abraço e até a próxima!


Elvis Almeida(Todos os Direitos Autorais Reservados. Divulgue, mas não reproduza sem o consentimento do autor. Ao citar, deverá indicar endereço eletrônico completo e data de acesso, bem como a autoria. Plágios serão tratados com o rigor da Lei.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...