08 março 2011

Aula comemorativa - Incursões Malmsteenianas - Malmsteen Style - Parte 2

E aí pessoal, tudo OK?

Vamos dar sequência às "Malmsteen Tips" (risos), com mais exercícios para quem tá a fim de tocar o estilo "Shred Guitar".

Anteriormente, abordamos a Escala de Lá Menor Harmônica e agora vamos falar dos arpejos/acordes que nascem de cada Grau/Modo da escala.

É muito importante que você já tenha uma compreensão básica de Modos Gregos e sua função, pois o raciocínio é o mesmo. Aliás, os graus das escalas menores (harmônica e melódica) também ganham nomes gregos, porém isto é assunto para outras aulas no futuro.

Vamos às notas da escala de Lá Menor Harmônica em todos seus Graus:

I Grau - Lá - Si - Dó - Ré - Mi - Fá - Sol# - Lá

II Grau - Si - Dó - Ré - Mi - Fá - Sol# - Lá - Si

III Grau - Dó - Ré - Mi - Fá - Sol# - Lá - Si - Dó

IV Grau - Ré - Mi - Fá - Sol# - Lá - Si - Dó - Ré

V Grau - Mi - Fá - Sol# - Lá - Si - Dó - Ré - Mi

VI Grau - Fá - Sol# - Lá - Si - Dó - Ré - Mi - Fá

VII Grau - Sol# - Lá - Si - Dó - Ré - Mi - Fá - Sol#

Pegando a 1ª, 3ª e 5ª notas de cada Grau teremos o seguintes acordes (Campo Harmônico):

Obs.: No momento trabalharemos somente com tríades, até porque as tríades são marcantes no estilo de Malmsteen, exceto a tétrade diminuta que veremos mais abaixo.

Grau ------ Acorde/Arpejo ------ Notas
I ----------- Am -------------------- (Lá - Dó - Mi)
II ---------- Bº --------------------- (Si - Ré - Fá)
III --------- Caum ou C5+ ---------- (Dó - Mi - Sol#)
IV ---------- Dm ------------------- (Ré - Fá - Lá)
V ----------- E --------------------- (Mi - Sol# - Si)
VI ---------- F --------------------- (Fá - Lá - Dó)
VII --------- G#º ------------------ (Sol# - Si - Ré)

Malmsteen gosta muito da tétrade diminuta que nasce nos 2º e 7º graus da escala menor harmônica. No caso, serão Bº e G#º já apresentados, porém acrescentando a sétima diminuta, ficando assim:

Bº (Si - Ré - Fá - Sol#)
G#º (Sol# - Si - Ré - Fá)

Percebam que as notas são as mesmas, porém invertidas. Isto ocorre, porque as tétrades diminutas são simétricas. Pela lógica, então os Acordes de Fº e Dº (as outras notas da tétrade) serão meras inversões dos acordes diminutos acima, vejamos:

Fº (Fá - Sol# - Si - Ré)
Dº (Ré - Fá - Sol# - Si)

Uma última observação é que no II Grau da escala de Lá Menor Harmônica também nascerá um acorde meio diminuto, uma vez que alternativamente você tem a opção de usar a 7ª menor (ao revés da 7ª diminuta), no caso a nota Lá. Mas isso é assunto para uma outra aula.

Veja agora o vídeo, no qual dou exemplos de como Malmsteen gosta de usar as tríades e as tétrades diminutas nos seus solos:



Acompanhe os exercícios também pela partitura e tablatura em PDF:



Um abraço e até a próxima parte.


Elvis Almeida

(Todos os Direitos Autorais Reservados. Divulgue, mas não reproduza sem o consentimento do autor. Ao citar, deverá indicar endereço eletrônico completo e data de acesso, bem como a autoria. Plágios serão tratados com o rigor da Lei.)

2 comentários:

  1. nossa mano to passando uma raiva com essas escalas
    o bagulho é dificil, tambem sou "iniciante" so sei a escala penta e modo gregos e jonio ta dificil de tocar essa escalas do gordo rapida
    meus dedos ainda sao duros kkk
    que souber alguma dica pra mim tocar rapido agradeço...
    flw.

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  2. Obrigado por participar do meu blog.

    Fique tranquilo amigo. Basta ter paciência e dedicar bastante. O segredo para adquirir velocidade é começar bastante lento e ir aumentando o tempo bem lentamente, somente quando estiver muito seguro na velocidade anterior. Metrônomo ajuda muito.

    Um abraço.

    ResponderExcluir

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