14 agosto 2009

Aula 001 - Curso Básico de Modos Gregos para Guitarra - Visão Geral

Caros amigos,

há muito tempo atrás publicava minhas aulas em meu antigo site. Porém, além de divulgar minhas aulas online de graça ainda tinha que pagar hospedagem em provedor.

Mas hoje, com a evolução atual dos blogs tudo ficou mais fácil. Como acabei de me tornar blogueiro estou tendo a oportunidade de retomar o projeto de dar aulas de guitarra gratuitas online.

A primeira lição... MODOS GREGOS:

O que são modos gregos? Para quem escutar pela primeira vez (jônio, dórico, frígio... etc.) parece um monte de palavras malucas sem sentido algum.

Mas fique tranqüilo... é mais simples do que parece...
Modos gregos nada mais são que inversões da escala diatônica maior. Na prática, tratando-se de escalas, além de tocar a escala maior pela primeira nota (tônica), você executa a mesma escala começando também pelas outras notas que a compõem.

Exemplo:

A escala de Dó Maior refere-se à tonalidade de Dó Maior correto... vamos às suas notas (em cifras):

C(T ou 1ª) - D(2ª) - E(3ª) - F(4ª) - G(5ª) - A(6ª) - B(7ª) - C(8ª)... etc.

Esta escala acima é o que chamamos de desenho maior em seu estado fundamental (ou escala maior padrão, melhor dizendo).

O que isto quer dizer? Que esta escala possui todos os intervalos maiores ou justos (para um estudo completo dos intervalos recomendamos o livro Princípios Básicos da Música Para Juventude da autora Maria Luiza de Mattos Prioli).

Um jeito mais fácil de entender a escala maior fundamental é pensar na distância (intervalo) de uma nota da outra. Às vezes 1 tom, às vezes 1/2 tom... ou simplesmente tom (T) e semitom (ST).

A escala de Dó Maior acima possui T entre a primeira e segunda nota, T entre a segunda e a terceira, ST entre a terceira e quarta, T entre a quarta e quinta, T entre a quinta e sexta, T entre a sexta e sétima, e por último ST entre a sétima e oitava.
Portanto a escala maior fundamental possui os seguintes intervalos (distância entre notas):

T - T - ST - T - T - T - ST

Voltando a falar novamente em notas, é muito fácil encontrar os acordes que nascem de uma escala... eles sairão sempre da Primeira, Terceira e Quinta nota. Este raciocínio serve tanto para cada inversão da escala, como também para seu estado fundamental. Neste momento, para simplificar vamos montar acordes somente com as tríades. Deixaremos as tétrades para uma outra oportunidade.

A tríade de Dó maior (C) nascerá da portanto da tônica, terça e quinta nota de sua escala. vejamos:
C(Dó) - E(Mi) - G(Sol) - estas notas irão formar o acorde de Dó perfeito maior (também conhecida como tríade maior)

A primeira posição de uma escala maior (no exemplo usamos a escala de Dó maior) foi apelidada pelos estudiosos da música como o nome grego Jônio (ou Jônico). Simples não acha!

Não entendeu... calma... leia e releia toda a aula com atenção... execute as notas na guitarra para ir familiarizando com as mesmas e seus intervalos. Tenha paciência e estude sempre. Esta aula é uma referência básica que pressupõe que você já conhece o braço da sua guitarra, sabendo onde fica cada nota. Para um melhor aproveitamento também é necessário conhecer os elementos básicos da música, notas musicais... etc.

Se preferir adquira o meu eBook MODOS GREGOS GUITARRA: Desvendando Seus Segregos - Vol. I, para ter uma compreensão mais profunda do tema.

Um abraço e até a próxima! (Toda semana uma nova aula)

Elvis Almeida

(Todos os Direitos Autorais Reservados. Divulgue, mas não reproduza sem o consentimento do autor. Ao citar, deverá indicar endereço e data de acesso, bem como a autoria. Plágios serão tratados com o rigor da Lei.)

4 comentários:

  1. Olá Elvis!
    Este blog e sua iniciativa são excepcionais!! isso para não falar nenhuma expressão pesada que seria mínimamente o que falaria pessoalmente!!

    E aproveito para fazer um modesto comentário sobre melhor maneira que, pessoalmente, consegui compreender a aplicabilidade dos modos:

    ResponderExcluir
  2. Olá m A r L O s, tudo bem?

    Primeiramente, gostaria de te agradecer por participar deste blog.

    Em segundo lugar, são comentários como o seu que me inspiram a continuar com este trabalho, cujo projeto será sempre gratuito, se Deus quiser.

    Um grande abraço,

    Elvis Almeida

    ResponderExcluir
  3. Modos Gregos, na prática
    - Se você prestar atenção em uns 80% da música pop que conhece, seus acordes possuem uma regra de construção harmônica¹ que por sua vez rege a melodia².

    ¹ - Harmônia é a parte instrumental ou o acompanhamento sobre o qual se canta ou faz-se frases melódicas - solos.
    ² - Melodia é a parte cantada ou solo na qual se tocam notas consecutivas por vez. (obs: aquilo que você canta também é como um solo. São todas notas que para exercício você pode descobrir quais são cada uma, tocando-as com seu instrumento ao invés de cantando)

    E esta regra consiste no seguinte:
    Vou exemplificar com o tom de Dó, onde a escala seria no caso
    Dó Ré Mi Fá Sol Lá Si

    . O Dó será maior (isto porque sua terça e quinta são: Mi e Sol)
    . O Ré será menor (isto porque sua terça e quinta são: Fá e Lá) *percebam no instrumento que com o Fá o Ré se torna menor. Para maior teria que ser Fá#.
    . O Mi será menor (isto porque sua terça e quinta são: Sol e Si) *percebam no instrumento as notas que o formam.
    . O Fá será maior
    . O Sol será maior
    . O Lá será menor
    . E o Si será meio diminuto

    Bem, todos estes acordes que mostrei dizendo que uns são maiores, outros menores etc. estou afirmando porque na escala de Dó não existem nenhum Sustenido (#) ou Bemol (b) e isto cria a regra de que estes acordes serão tais como descrevi.
    E a isto tudo foi atribuído o nome de modo jônio. Que possui estes intervalos entre as notas: (T-T-ST-T-T-T-ST), que é a distancia entre as notas Dó Ré Mi Fá Sol Lá Si Dó.

    Acontece que, se você alterar estes intervalos provocará uma mudança em tudo que foi mostrado até aqui: Notas e Acordes. E isso acabará criando construções harmônicas bem diferentes ao seu ouvido, que foi acostumando a maioria das músicas que seguem a estrutura básica.

    Ex:
    Se ao invés de (T-T-ST-T-T-T-ST) usarmos (T-T-ST-T-T-ST-T) que é um conjunto de intervalos chamado de mixolidio, causaremos a seguinte transformação:
    Dó Ré Mi Fá Sol Lá Sib Dó
    T T ST T T ST T

    . O Dó será maior
    . O Ré será menor
    . O Mi será diminuto
    . O Fá será maior
    . O Sol será menor
    . O Lá será menor
    . E o Si será Sí bemol maior

    Aplicabilidade dos estudos de escala:
    Agora, nestes termos, quando estiveres solando em Dó mixólidio, temos que atentar para alteramos o Si para Si bemol toda vez que se fizer necessário.

    E para que tudo isso?
    Volto a dizer, com esse conhecimento você pode construir harmonias e melodias fora de um padrão que é mais utilizado e explora novas sonoridades.

    obs: Agora vocês podem transportar estes intervalos para outros tons e descobrir que notas acarretam. Experimentem!

    ps: Irei procurar músicas para explicitar os dois exemplos: Jônio e Mixolídio em Dó e posto numa próxima para tirarem suas próprias conclusões!

    Abração Elvis e a todos!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...