21 agosto 2009

Aula 003 - Curso Básico de Modos Gregos para Guitarra - Sonoridades

E aí Galera, estudando bastante?

Vamos dar sequência ao que falamos na última aula sobre modos gregos, agora do ponto de vista das sonoridades e intensidades de cada um. Será uma aula rápida, mas muito proveitosa.

"Linkando" com as aulas anteriores...

Já transcrevemos os intervalos de cada modo grego na aula anterior. Na primeira aula também dissemos que os modos nascem da escala maior padrão, que por excelência é o modo Jônio. Os modos gregos são portanto uma maneira de codificar e decodificar a escala maior, correto?

Vamos agora fazer uma correlação entre os modos com base numa análise de seus intervalos. Vejamos a tabela:

JÔNIO => T - 2ªMaior - 3ªMaior - 4ªJusta - 5ªJusta - 6ªMaior - 7ªMaior
DÓRICO => T - 2ªMaior - 3ªMenor - 4ªJusta - 5ªJusta - 6ªMaior - 7ª Menor
FRÍGIO => T - 2ªMenor - 3ªMenor - 4ªJusta - 5ªJusta - 6ªMenor - 7ªMenor
LÍDIO => T - 2ªMaior - 3ªMaior - 4ªAumentada - 5ªJusta - 6ªMaior - 7ªMaior
MIXOLÍDIO => T - 2ªMaior - 3ªMaior - 4ªJusta - 5ªJusta - 6ªMaior - 7ªMenor
EÓLIO => T - 2ªMaior - 3ªMenor - 4ªJusta - 5ªJusta - 6ªMenor - 7ªMenor
LÓCRIO => T - 2ªMenor - 3ªMenor - 4ªJusta - 5ªDiminuta - 6ªMenor - 7ªMenor

Antes de qualquer comentário sobre a sonoridade, é bom falar sobre tonalidade maior e menor. O que determina se um tom (ou modo) é maior ou menor é a 3ª (Terça) nota de sua escala.

A partir deste parâmetro, podemos classificar os modos em Maiores e Menores:

Maiores (com 3ªMaior) - Jônio, Lídio Mixolídio
Menores (com 3ªMenor) - Dórico, Frígio, Eólio e Lócrio

Podemos perceber pelo quadro acima que os modos maiores possuem intervalos muito parecidos. O Mixolídio, em relação ao Jônio, possui de diferente somente a 7ª (no Jônio ela é maior e no Mixolídio é menor)
O Lídio, em relação ao Jônio, possui de diferente somente a 4ª, que no primeiro é aumentada e no segundo é justa.

Tons Relativos

Normalmente, quando iniciamos o estudo da música, aprendemos desde logo que todo tom maior possui um correspondente menor (e vice-versa). É o que na teoria musical chamamos de tons relativos.
Tomando a escala maior fundamental como referência, seu tom relativo menor será aquele que nasce do Grau VI (modo Eólio). Portanto, em si tratando de modos gregos, o modo Jônio é relativo do modo Eólio. A escala (modo) Eólio, também é chamada de Escala Menor Natural.

Desta forma, será o modo Eólio (escala menor natural) que tomaremos como referência para comparar com os outros modos gregos.

Continuando nossas comparações, o Dórico, em comparação com o Eólio, possui diferença somente na 6ª nota, que no primeiro é maior e no segundo é menor. Já o Frígio, em relação ao Eólio, difere-se na 2ª nota que é menor.

O Lócrio é um caso a parte. Ele difere-se do Eólio em 2 (duas) notas. Possui diferente a 2ª e a 5ª que são, respectivamente menor e diminuta, enquanto o Eólio é 2ª maior e 5ª justa. O Lócrio tem um parentesco muito maior com o Frígio do que com o Eólio (escala menor natural), inclusive suas sonoridades são muito parecidas.

Se você deseja se aprofundar mais no tema, adquira o meu eBook MODOS GREGOS GUITARRA: Desvendando Seus Segregos - Vol. I, para ter uma compreensão mais profunda do tema.

É isso aí pessoal... terminamos a noção básica e teórica que qualquer músico deve ter sobre os Modos Gregos. A partir da próxima aula vamos continuar trabalhando com os modos mas com diversas utilizações práticas. Não deixem de acompanhar. Na dúvida, retorne às lições anteriores.

Um abraço!

Elvis Almeida


(Todos os Direitos Autorais Reservados. Divulgue, mas não reproduza sem o consentimento do autor. Ao citar, deverá indicar endereço eletrônico completo da aula e data de acesso, bem como a autoria. Plágios serão tratados com o rigor da Lei.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...