25 agosto 2009

Aula 004 - Curso Básico de Modos Gregos para Guitarra - Colocando a mão na massa!

Caros amigos,

seguindo o assunto de Modos Gregos a partir desse momento iremos aplicar as informações já transmitidas nas aulas anteriores no instrumento. Como disse na primeira aula, espero que você já conheça todo o braço da Guitarra. Tal conhecimento é indispensável para um melhor aproveitamento dos exercícios que serão transmitidos.

Antes de começar vamos a algumas observações:

a) A tonalidade dos exercícios que se seguirão será de Sol Maior, ou simplesmente G pelas cifras;
b) os exercícios das próximas aulas estarão disponíveis para download no formato PDF. Se você não possui um leitor apropriado, sugerimos que instale um, que pode ser encontrado facilmente em sites especializados de de download;
c) os arquivos fornecem Partitura e Tablatura, sendo que logo abaixo da pauta existe os números de 1 a 4 que representam a digitação sugerida (1=indicador, 2=médio, 3=anular e 4=mínimo);
d) a digitação sugerida pode ser mudada de acordo com as características individuais, porém não recomendamos a repetição de dedos na mesma corda.

Feitas tais considerações vamos "dissecar" a tonalidade de G.

Se aplicarmos o desenho da escala maior padrão (T-T-ST-T-T-T-ST) a partir da nota Sol (G) teremos as seguintes notas:

G - A - B - C - D - E - F# - G
(T) (T)(ST)(T)(T)(T) (ST)

Antes de começar as próximas aulas, visualize cada uma das notas em toda extensão do braço da guitarra.

Para facilitar o estudo você pode dividir o braço em regiões de 5 (cinco) ou 6 (seis) casas e mentalizar a localização de cada uma das notas da escala acima. Assim, a compreensão das escalas e modos ficará facilitada, bem como, o estudo de acordes e arpejos.

Esta foi uma aula bem curta, mas extremamente necessária para a compreensão das demais.

As próximas 7 aulas serão dedicadas uma para cada modo. Se você já está familiarizado com os desenhos que apresentarei na próxima aula, você pode pular para a aula 012, quando trataremos de Pentatônicas que nascem dos Modos Gregos.

Se você deseja se aprofundar mais no tema, adquira o meu eBook MODOS GREGOS GUITARRA: Desvendando Seus Segregos - Vol. I, para ter uma compreensão mais profunda do tema.

Vejo vocês na próxima. Um abraço!


Elvis Almeida


(Todos os Direitos Autorais Reservados. Divulgue, mas não reproduza sem o consentimento do autor. Ao citar, deverá indicar endereço eletrônico completo e data de acesso, bem como a autoria. Plágios serão tratados com o rigor da Lei.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...