25 setembro 2009

Aula 013 - Curso Básico de Modos Gregos para Guitarra - Campo Harmônico Maior

CAMPO HARMÔNICO MAIOR

Dando sequência aos Modos Gregos... vamos falar agora sobre o Campo Harmônico Maior. Indiretamente já estudamos todo o campo harmônico da tonalidade de Sol Maior, enquanto estudávamos as lições 005-011.

"Linkando" com estas lições, basta lembrar que antes de apresentar o desenho da escala do Modo (inversão da escala maior) sempre informamos a tríade (T, 3ª e 5ª) que nasceria de cada modo. Também explicamos que cada uma destas tríades formaria um acorde (ou arpejo) de referência do Modo Grego correspondente. E aí... lembrou?
Pra não confundir, a partir de agora usaremos cifras somente para os acordes.

E daí? Que relação aquilo tinha com campo harmônico?

A resposta é... TUDO!

Campo Harmônico nada mais é que o conjunto de acordes que podem nascer de um tom. Na prática são os acordes que nascem dos modos, utilizando-se a regra de T, 3ª e 5ª. Vejamos o quadro abaixo, seguindo ainda a tonalidade de Sol Maior:

MODO - TRÍADE - ACORDE
Jônio - Sol, Si, Ré - Sol Maior (G)
Dórico - Lá, Dó, Mi - Lá Menor (Am)
Frígio - Si, Ré, Fa# - Si Menor (Bm)
Lídio - Dó, Mi, Sol - Dó Maior (C)
Mixolídio-Ré, Fa#, Lá - Ré Maior (D)
Eólio - Mi, Sol, Si - Mi Menor (Em)
Lócrio - Fa#, A, C - Fá# Menor com 5ª Diminuta (F#m/5b ou F#m/5d)

Assim os acordes que nascem extraindo-se a T, 3ª e 5ª de cada inversão (Modo Grego) da escala de Sol Maior padrão são (lembrando que cada um corresponde a um modo):

G - Am - Bm - C - D - Em - F#m/5d

Todos nossos exemplos, desde a lição 004, têm sido realizados na tonalidade de Sol Maior, mas devem ser estudados em todas as tonalidades. Todo conhecimento adquirido até aqui pode ser facilmente transposto para outros tons. Veja como é fácil:

1) Analisando os exemplos acima percebemos o seguinte:
a) O acorde do Jônio é maior;
b) do Dórico é menor;
c) do Frígio é menor;
d) do Lídio é maior;
e) do Mixolídio é maior
f) do Eólio é menor;
g) do Lócrio é menor com 5ª diminuta.

2) Lembrando que pelo código internacional de cifras, sempre que um acorde não estiver acompanhado de nenhum símbolo, significa que ele é maior. Outra forma fácil é pensando em graus da escala, como já comentamos em aulas anteriores. Neste raciocínio a tabela seria assim:
1º Grau - I
2º Grau - IIm
3º Grau - IIIm
4º Grau - IV
5º Grau - V
6º Grau - VIm
7º Grau - VIIm/5b

3) Portanto para achar os acordes que compõem o campo harmônico de Lá Maior, basta substituir os algarismos romanos da tabela acima e pronto! Vejamos o exemplo:

Aplicando os intervalos T-T-ST-T-T-T-ST, veremos que a escala de Lá Maior possui as seguintes notas (Lá - Si - Dó# - Ré - Mi - Fá# - Sol# - La). Estas notas serão as tônicas de cada Modo Grego (grau) e respectivo acorde. Substituindo os algarismos romanos da tabela acima temos o campo harmônico de Lá Maior:

A - Bm - C#m - D - E - F#m - G#m/5b

Viu como é fácil?!

Quer estudar o Campo Harmônico com Tétrades?

Adquira o meu eBook MODOS GREGOS GUITARRA: Desvendando Seus Segregos - Vol. I, nele você encontra todos os exemplos aqui demonstrados além de outros exclusivos.

A partir da próxima aula vamos explicar o que é sistema cinco para em seguida desenvolvermos este estudo de campo harmônico através dele.
Até Lá!


Elvis Almeida

(Todos os Direitos Autorais Reservados. Divulgue, mas não reproduza sem o consentimento do autor. Ao citar, deverá indicar endereço eletrônico completo e data de acesso, bem como a autoria. Plágios serão tratados com o rigor da Lei.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...