29 setembro 2009

Aula 014 - Curso Básico de Modos Gregos para Guitarra - Sistema 5 - Visão Geral

E aí amigos, como vão os estudos da guitarra? Espero que as aulas estejam lhes ajudando.

Todas estas aulas que tenho apresentado foram extraídas do meu livro Curso Completo de Guitarra (que já está escrito, mas ainda sem previsão para lançamento). Tenho buscado redigir estas lições em uma linguagem bastante simples e direta... espero que tenha conseguido atingir meu objetivo, qual seja, ensinar de verdade pela Internet.

Bom... feitas estas considerações, vocês devem estar perguntando: o que o Sistema 5 tem a ver com Modos Gregos? A resposta é simples... dependendo do enfoque, TUDO!

Começamos a estudar o Campo Harmônico Maior na última aula, que nada mais é que o conjunto dos acordes que nascem de cada Modo Grego. Mas o estudo de acordes não seria bem feito se não compreendermos o Sistema 5 e, principalmente, aplicarmos o sistema dentro do Campo Harmônico Maior.

Mas o que é Sistema 5?

São os cinco acordes maiores cujos desenhos servem de base para a formação de todos os demais acordes.

Vamos ao exemplo:
Se pegarmos o acorde de Mi Maior (E) no desenho abaixo e subirmos 1/2 tom (respeitando todos os intervalos. Necessariamente seria o que popularmente chamamos de fazer uma pestana no 1º traste), teremos o acorde de Fá Maior (F). Este Fá terá sido montando utilizando o desenho de E. Este raciocínio vale para todos os desenhos do sistema cinco. Se você subir o desenho de Ré 1 tom (2 casas) você terá o acorde Mi Maior, por exemplo.

Viu como é fácil. Com apenas 5 desenhos básicos você consegue executar qualquer acorde maior. Para uma maior compreensão do Sistema 5 recomendamos a Vídeo-aula Guitarra Fusion de Mozart Mello, nosso maior mestre do instrumento.

Este sistema também pode ser chamado de CAGED, sigla formada pelos acordes que compõem o sistema. Ei-los:

Dó Maior - C
Lá Maior - A
Sol Maior- G
Mi Maior - E
Ré Maior - D

Vamos aos desenhos de cada um:



Veja também o vídeo:



Próxima aula vamos trabalhar com suas variantes menores para começarmos a estudar o Campo Harmônico Maior utilizando o Sistema 5.

Se você deseja se aprofundar mais no tema, adquira o meu eBook MODOS GREGOS GUITARRA: Desvendando Seus Segregos - Vol. I, nele você encontra todos os exemplos aqui demonstrados além de outros exclusivos.

Depois de finalizado este estudo você perceberá que conseguirá executar qualquer acorde (maior ou menor... etc.) em qualquer região do braço da guitarra. Se você sabe o acorde... consequentemente saberá o arpejo.

Um abraço e até lá!


Elvis Almeida

(Todos os Direitos Autorais Reservados. Divulgue, mas não reproduza sem o consentimento do autor. Ao citar, deverá indicar endereço eletrônico completo e data de acesso, bem como a autoria. Plágios serão tratados com o rigor da Lei.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...