09 outubro 2009

Aula 017 - Curso Básico de Modos Gregos para Guitarra - Pentatônicas - A "Penta" Jônio

Vamos começar uma nova jornada em nosso estudo de guitarra.

A partir de agora, podemos dizer que estamos fazendo uma transição para o nível avançado nas aulas, que até então era nível intermediário.

Estudaremos as pentatônicas sob a ótica dos Modos Gregos e do Campo Harmônico de Sol Maior.

Na aula 012 trabalhamos a Pentatônica do 2º Grau de Sol Maior, ou seja, a "Penta" Dórico. Também comentamos que a Pentatônica menor com 7ª menor (m7) nascerá do 2º, 3º e 6º graus (modos) da escala de Sol Maior.

Como se obtém uma pentatônica? Simples: basta você excluir da escala de cada modo (que possui sete notas) a 2ª e a 6ª nota. Aí a escala que tinha 7 notas, passará a ter 5 que serão as notas da escala pentatônica.

Excluindo a 2ª e 6ª notas do dórico da escala de Sol Maior, nascerá a Penta Am7. Fazendo a mesma coisa no Frígio nascerá a Penta de Bm7 e no modo Eólio nascerá a Penta de Em7. Isto é uma das coincidências (simetrias) que ocorre na música. Portanto os desenhos serão os mesmos nestes modos, mudará apenas as regiões e consequentemente as notas que compõem cada Pentatônica.

Desta forma, quem estudou a Penta Dórico da aula 012, por tabela, também aprendeu a Penta Frígio e a Penta Eólio.

Feitas estas considerações preliminares, vamos ao que interessa... a Penta Jônio:

A escala Jônio tem as seguintes notas:

Sol (T) - La (2ª) - Si(3ª) - Dó(4ª) - Ré(5ª) - Mi(6ª) - Fa#(7ª)

Ao retirar a 2ª e 6ª teremos a Pentatônica de Sol Maior com 7ª Maior (Penta G7+ ou Penta G7M), que a rigor é a Penta Jônio, vejamos:

Sol (T) - Si(3ª) - Dó(4ª) - Ré(5ª) - Fa#(7ª)

Por que ela se chama Pentatônica Maior com 7ª Maior? Simples: isto ocorre porque a terça (Si) é um intervalo de 3ª maior em relação à tônica. O mesmo ocorre com o Fa# que também faz um intervalo de 7ª maior em relação à tônica.


Veja a demonstração em vídeo:




Você quer todos os exemplos acima em partitura e tablatura?

Adquira o meu eBook MODOS GREGOS GUITARRA: Desvendando Seus Segregos - Vol. I, nele você encontra todos os exemplos aqui demonstrados além de outros exclusivos.


Um abraço e bons estudos!


Elvis Almeida

(Todos os Direitos Autorais Reservados. Divulgue, mas não reproduza sem o consentimento do autor. Ao citar, deverá indicar endereço eletrônico completo e data de acesso, bem como a autoria. Plágios serão tratados com o rigor da Lei).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...